Normas ABNT: Regras para Trabalhos Acadêmicos

Nesse artigo falaremos a respeito das normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Trata-se de uma das maiores preocupações dos alunos e uma de suas primeiras obrigações que precisam seguir a risca sobre como fazer uma monografia é seguir atentamente as normas ABNT.

A ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas) existe desde o ano de 1940 e tem o objetivo de estabelecer padrões, no caso da monografia e trabalhos acadêmicos, da formatação que ajuda na leitura e interpretação dos trabalhos realizados. A ABNT também fornece a base normativa para o desenvolvimento tecnológico do Brasil, e também estabelece padronizações para informações na fabricação de produtos, normas de saúde, segurança, tecnologia, e preservação do meio ambiente.

Muitas pessoas não fazem idéia sobre como iniciar o TCC, muito menos de que maneira se adequar as regras e normas ABNT para escrita e entregado TCC. Fiquem atentos que vamos explicar e desmistificar esse bicho de sete cabeças.

Normas ABNT: Confira como Funciona

Elementos obrigatórios

As normas ABNT para os trabalhos acadêmicos podem ser divididos em três partes, basicamente:

1 - Elementos pré textuais:

Os elementos pré textuais obrigatórios são capa, folha de rosto, resumo e sumário. A lombada, errata, dedicatória, agradecimentos, epígrafe e s lista de símbolos são opcionais.

3 - Elementos textuais:

Os elementos textuais são o seu projeto propriamente dito, que deve ser dividido em introdução, desenvolvimento e considerações finais(conclusão).

3 - Elementos pós-textuais:

Os únicos elementos pós textuais obrigatórios são as referências. Os anexos, apêndices e glossários são opcionais. Na formatação por padrão, são permitidas fonte times new roman ou arial sempre em tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre as linhas.

As margens devem seguir o seguinte padrão superior e esquerda com três centímetros e inferior direita com dois centímetros. Para a paginação a contagem deve começar na folha de rosto mas os números só aparecem a partir da introdução, o número deve vir sempre no canto superior direito a dois centímetros da borda.

Citação:

Na citação direta coloca-se o sobrenome do autor em caixa alta no caso de mais de um autor o sobrenome são separados por ponto e vírgula o ano de publicação e a página de licitação tudo entre parênteses e separado por vírgulas.

Se a citação tiver até três linhas ela vai no corpo do texto com aspas se tiver mais de três linhas a citação ganha um recuo de 4 centímetros sem as aspas.

A citação indireta é feita dentro do próprio texto e deve conter sobrenome do autor e ano de publicação entre parenteses ou apenas um ano entre parênteses se o nome do autor já fizer parte do texto

Referências:

Para referência de livros:

É preciso colocar as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta, o nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.

Para referência de sites:

Coloca-se sobrenome do autor em caixa alta, o nome do autor, título do texto em negrito, ano, link e data de acesso.

Notas de rodapé:

Essas anotações ficam na base da página explicando um termo ou expressão utilizada no texto. As notas devem ser escritas com uma fonte de tamanho menor que 12 e espaçamento simples. S se você tiver mais dúvidas não se esqueça de ler o artigo completo linkado na descrição deste vídeo lá temos muito mais exemplos de como fazer isso tudo na prática é o próximo vídeo

Concluindo:

Agora que você já sabe o que é a ABNT e como as normas ABNT são importantes não só nos trabalhos acadêmicos, mas como em diversos outros setores de desenvolvimento no Brasil, basta colocar a mão na massa e trabalhar na sua monografia!

Existe uma plataforma chamada Monografis TCC, que acelera a criação e o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e já auxiliou milhares de pessoas a finalizarem monografias em um prazo de 10 dias apenas, com todo o material validado. Clique aqui e veja como funciona o Monografis em detalhes.

Você também pode baixar modelos prontos de TCC com normas ABNT configuradas e validadas. Clique aqui ou na imagem abaixo e faça o download gratuito dos modelos de TCC:

Modelos-de-TCC-com-Normas-ABNT-Configuradas

 

Normas ABNT: Regras para Trabalhos Acadêmicos Normas ABNT: Regras para Trabalhos Acadêmicos Reviewed by Cursos e Congressos on julho 02, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.