Liberte-se de Suas Crenças Limitantes!

Nesse post, vamos abordar um tema interessante que envolve todos os aspectos de sua vida: as crenças limitantes que atingem tanto sua vida pessoal como sua vida profissional. É importante saber identificar quais são as suas, como agir diante delas e como vencê-las uma a uma.

O que são as Crenças Limitantes?
Crenças limitantes são resultados de interpretações negativas das experiências que vivemos. No momento que nos identificamos com uma situação ou modelo, nossas decisões sofrem influências daquele padrão, impedindo a mudança de paradigmas.
Nossa realidade é percebida através das informações que obtivemos durante nossa trajetória, em nosso sistema de crenças e valores. De acordo com o dicionário Aurélio crenças e valores são:
O que são Crenças? São opiniões adotadas com fé e convicção.
O que são Valores? São as normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe, sociedade; etc.
Sendo assim, devemos entender que não são os fatores externos que influenciam diretamente em nossas vidas e sim acreditar que as mudanças iniciam-se pelas crenças.
Como Identificar as Crenças Limitantes e Como Acabar com Elas?
A maioria das nossas crenças surgem e se instalam geralmente na 1ª infância, até cerca dos 7 anos, tanto as positivas quanto as crenças limitantes. Acontecimentos posteriores podem ir modificando-as em um adulto considerado normal, pois geralmente adultos não acreditam em coelho da páscoa, não é mesmo?! Porém algumas das crenças continuam vivas e presentes com a mesma emoção e significado que adquiriram no momento da sua formação.

Muitas de nossas crenças está relacionada a pessoas, dinheiro, oportunidades, capacidade, tempo, etc. Por exemplo, há pessoas que dizem - Não tenho capacidade de estudar o suficiente para passar em um concurso público, por isso acho melhor continuar trabalhando na iniciativa privada.
Perceba que este exemplo diz que a pessoa não poderá passar em um concurso público. Seu cérebro adota como sendo impossível fazer algo diferente e que está muito longe de conseguir um cargo público.
Isso faz parte das crenças limitantes e mostra o poder que elas possuem sobre suas decisões, derrotas e conquistas no decorrer da vida. Um vez identificada, o próximo passo é eliminá-la de uma vez por todas.
Infelizmente, como muitas dessas crenças foram implantadas na sua infância, essa lembrança imergiu no seu subconsciente e torna-se difícil para você, sozinho, alcançá-la. Se for uma crença que esteja tornando sua vida muito complicada, dificultando seu relacionamento com a família ou sua carreira, talvez valha a pena você procurar um profissional para realizar uma investigação mais profunda.
Felizmente, a maioria das crenças limitantes podem ser alteradas sem necessidade de acessar a lembrança original que a originou.
Agora vamos a prática, faça uma lista de suas crenças limitantes.  Exemplo: Se você fala que já tentou de tudo para aprender o idioma inglês, mas que não consegue sequer escrever uma frase, pergunte a si mesmo - O que É Tudo???Compare tudo com as vantagens e desvantagens de não tentar nada, de permanecer onde está. Você pode dividir uma folha em duas colunas e listar na esquerda tudo que você pode ganhar tentando um novo método de aprendizado de inglês, e no lado direito o que você tem a perder. Inclua os ganhos e perdas materiais, emocionais, espirituais, o que você bem entender.
Agora você irá pegar cada frase que descreve suas crenças negativas e vai reescrevê-las em formato positivo. Procure formular afirmações que provoquem emoções positivas em você.
Exemplo: Eu não consigo aprender inglês de forma alguma. Troque por - Agora eu vou aprender inglês porque estou com a estratégia correta de estudo o que me fará conversar com nativos com sempre sonhei.
Lembre-se que seu cérebro precisa de tempo e repetição para incorporar esse novo conhecimento. Não queira substituir um treinamento de anos (o tempo que você levou ‘fortalecendo’ suas crenças) em algumas semanas. Mas com foco e persistência você vai conseguir.
Veja um exemplo que a professora Carol Alverenga, funcionária pública e especialista em estratégias de estudos para concurso público escreveu:
"O que temos pela frente?
Fraco para quem olha os editais abertos e não vê nada. Fraco para quem acha que passar é questão de sorte. Senado e Câmara estão aí como os próximos concursos bombásticos.
Vocês vão ver a loucura quando forem autorizados, e ainda mais quando lançarem os editais.
A pergunta é: antes disso, você está estudando? Está usando os editais "fracos" por aí? Está fazendo TJs, concursos municipais, TCEs, Anvisa ou qualquer concurso ponte que pode ser bom para você? Ou está parado dizendo que 2016 é um ano fraco?
Nunca existe um momento certo de começar, mas as pessoas gostam de começar em janeiro. Estamos em setembro. Setembro corresponde a um doze avos do seu ano. Assim como janeiro ou dezembro. Você está aproveitando cada segundo dessa fração?"
Não importa qual seja sua crença limitante, você sempre encontrará alguém exatamente na mesma situação que você se encontra, porém que não se sinta limitado por essa crença e que consegue fazer exatamente aquilo que você acredita que não pode fazer!
Liberte-se de Suas Crenças Limitantes! Liberte-se de Suas Crenças Limitantes! Reviewed by Cursos e Congressos on julho 13, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.